top of page

Voluntariado

No abrigo:

    Temos vários animais no nosso abrigo. A tarefa da higiene, cuidados de saúde, alimentação e passeio requer o seu tempo. Precisamos de voluntários para ajudar nestas tarefas. Se tem algum tempo livre, durante a semana ou ao fim-de-semana, por favor venha ajudar-nos. Ajudar-nos é ajudar os animais a terem mais qualidade de vida. Não hesite em contactar-nos, a sua ajuda, mesmo que 1 ou 2 horas por semana, é preciosa.

 

Deslocações ao veterinário:

   Temos animais que precisam de visitar o veterinário de vez em quando. O tempo para outros cuidados e a falta de voluntários, impossibilitam-nos para estas deslocações. Contamos com a ajuda de amigos dos nossos cãezinhos para esse trabalho. Pode contactar-nos e deixar o seu número, caso esteja disponível para quando for necessário.

 

Acompanhamento de animais adotados

     O acompanhamento dos animais adotados é fundamental para nos certificarmos que os animais se encontram bem! Infelizmente muitos adotantes levam para casa um animal sem terem condições físicas, monetárias ou psicológicas para cuidarem deste ser vivo.

    Muitas adoções são movidas pelo capricho, vaidade ou porque acham que um animal é um brinquedo, um objecto de trabalho ou ainda um alarme. Os animais são nossos companheiros e devem ser respeitados como tal. Por isso a Mimos & Ternuras preocupa-se com o follow up dos animais que encontraram um lar.

    No entanto esta tarefa não é tão fácil como parece. O tempo e a distância podem tornar difíceis este objectivo. Por isso, procuramos quem queira fazer parte da equipa de acompanhamento dos animais adoptados.

    Em qualquer Concelho/Distrito pode haver uma pessoa que apenas terá de visitar o animal uma ou duas vezes na vida, devidamente credenciado pela Mimos & Ternuras. Se o animal estiver bem, não precisará, em princípio, de nova visita. No entanto, se houver dúvidas quanto ao seu bem-estar, a Direcção da Mimos & Ternuras fará uma visita à família para atestar da situação. O contrato de adopção refere essa cláusula.

      As regras são transmitidas pela Direcção da Mimos & Ternuras em reunião com o/a voluntário/a.

 

Pequenos arranjos no abrigo:

    O nosso abrigo carece sempre de um ou outro trabalho de pedreiro, merceneiro, jardineiro ou curioso que possa arranjar uma torneira, cimentar um pequeno espaço, tapar uns buracos, fazer sombras, etc, etc…Uma limpeza geral do terreno poderá ser feita por um grupo de jovens numa manhã, por exemplo. E esta tarefa é sempre necessária, todos os meses. os animais brincam, roem, escavam…

 

 

Socialização de animais:

    Alguns dos nossos animais estão traumatizados e poucos sociáveis com pessoas (não são agressivos, apenas assustados) pelo que a sua adoção será muito difícil. Existem mesmo alguns que não serão adotados por isso.

   No entanto poderemos tentar socializá-los de forma a saberem andar à trela e terem contato com humanos. É para essa tarefa que procuramos voluntários.

    Passear um animal dentro ou fora do abrigo, com trela, e dar-lhe alguns mimos mostrando-lhe que o ser humano pode ser um amigo, poderá ser a sua forma de ajudá-los.

   Não hesite em visitar-nos e talvez ajudar um animal a poder ganhar um lar. É um desafio para o animal e para si. Desse desafio poderá nascer um novo ser.

   Participe!

 

Backoffice:

   No âmbito das actividades da Mimos e Ternuras existe a necessidade de executar várias tarefas de forma a dar resposta aos inúmeros apelos que recebemos, quer por parte de outras Instituições, quer de pessoas singulares. Por este facto, necessitamos de candidatos dispostos a realizar:

  • Trabalho administrativo;

  • Divulgação nas Redes Sociais; 

  • Gestão das páginas da Associação.

 

Organização de eventos:

    Com o intuito de angariar fundos, a Mimos e Ternuras organiza eventos com regularidade. Tendo em consideração que cada evento tem uma dinâmica e um propósito adaptado ao contexto e a uma necessidade, os voluntários poderão ser chamados a desempenhar as mais diversas funções, tais como:

  • Colaboração na organização e preparação do evento;

  • Promoção e divulgação;

  • Check in dos participantes;

  • Equipa de Vídeo e/ou Fotografia.

 

 

Recolha de alimentos:

    Necessitamos, permanentemente, de grandes quantidades de ração para alimentar os animais. Neste sentido, são organizadas com regularidade acções/campanhas de recolha de alimentos em estabelecimentos comerciais, supermercados e grandes superfícies, para tentar suprir esta carência.

      Os voluntários deverão, deste modo, apelar aos visitantes para que ofereçam bens essenciais, como por exemplo:

  • Arroz Trinca;

  • Ração Seca e Húmida (Cão e Gato);

  • Areia;

  • Detergentes

  • Desinfectantes;

  • Artigos Farmácia.

     O Candidato deverá ser uma pessoa dinâmica, pontual, extrovertida e acima de tudo, capaz de interagir com o público em geral.

 

Ações de promoção e venda de artigos:

    A Mimos e Ternuras sobrevive essencialmente, através de donativos de pessoas ou entidades, pelo que é necessária a realização de campanhas que permitam a angariação de fundos através da venda de material publicitário ou outro tipo de artigos.

   À semelhança do que acontece na recolha de alimentação, o candidato deverá ser dinâmico, comunicativo e capaz de demonstrar ao público, as necessidades e dificuldades que as Associações atravessam.

 

Contate-nos: 938 539 670  /   mimos-e-ternuras@sapo.pt /  Rua Val Flores C.C. São Gião 3º nº 14 4930-746 Valença

 

  • Facebook Limpa
  • Vimeo limpo
  • Google+ Limpa

© 2014 Liliana Brito

 

bottom of page